Ninho Armadilha

Foi o pesquisador americano Karl V. Krombein quem "popularizou" a técnica de ninhos armadilhas. Durante 12 anos (1953-1964) ele fez coletas, utilizando esta técnica, em várias partes dos EUA.
A técnica baseia-se na estratégia de nidificação em cavidades preexistentes (furos feitos por besouros em madeira, por exemplo) que muitas vespas e abelhas solitárias apresentam. Assim, oferece-se cavidades artificiais para que estes grupos de vespas e abelhas nidifiquem. O material, a forma, o diâmetro e a disposição no campo dessas cavidades artificiais (ninhos armadilhas) são bastante variáveis.
Um dos tipos mais utilizados (apesar da desvantagem da não padronização dos diâmetros oferecidos) é o confeccionado em seções de bambú, estas têm uma extremidade aberta e a outra fechada pelo próprio nó do bambú.
Posteriormente as seções são cortadas longitudinalmente e as duas metades resultantes unidas com auxílio de fita adesiva.
Os ninhos armadilhas permitema obter uma quantidade muito grande de dados sobre vários aspectos da biologia das espécies fundadoras como: razão sexual, tipo de alimento utilizado no aprovisionamento das células, insetos associados aos ninhos (parasitóides e cleptoparasitas), além da própria arquitetura dos ninhos.