Colmeias racionais para criação de
abelhas sem ferrão
As abelhas indígenas sem ferrão podem ser acondicionadas em caixas rústicas de tamanhos variados, com volume semelhante ao do ninho natural. Este tipo de acondicionamento tem sido muito utilizado em diversas regiões. Muito comum também é o alojamento de colônias de abelhas indígenas dentro de cabaças, sendo comum encontrar abelhas assim acondicionadas em casas da zona rural.
As abelhas que constróem ninhos subterrâneos normalmente só sobrevivem quando acondicionadas em abrigos subterrâreos. Estes abrigos podem ser construídos com tijolos ou mesmo com dois vasos de barro, opostos pela boca. Quando estes abrigos estão enterrados completamente, é importante deixar um tubo conectando o abrigo com o exterior para funcionar como tubo de saída das abelhas. O tamanho do abrigo deve ser semelhante ao da cavidade onde o ninho estava alojado.
O Professor Paulo Nogueira Neto, sem dúvida o maior especialista em criação de abelhas indígenas, idealizou uma colméia racional que facilita o manuseio e extração do mel e a divisão das colméias. Seu livro sobre este assunto é leitura indispensável àqueles que desejam criar abelhas indígenas sem ferrão.
Para se transferirem colônias para este modelo de caixa (modelo PNN), deve-se tomar cuidado especial com os potes de alimento, pois a altura dos espaços destinados a eles é limitada. Só devem ser transferidos diretamente os potes integros. O resto do alimento deve ser transferido, posteriormente, como já descrito.